Cavaca

Preparo

60 minutos

Rende

28 unidades

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Ficha Técnica

Ingredientes:

– Farinha de trigo – 150g

– Fubá – 150g

– Açúcar refinado – 150g

– Fermento químico em pó – 15g

– Erva-doce a gosto

– 1 ovo inteiro

– Manteiga com ou sem sal derretida – 50g

– Leite (somente para dar o ponto, caso haja necessidade) – 10 a 70 g/ml

– Gema de ovo para pincelar – q.b.

Modo de preparo:

  1. Em uma bacia, coloque todos os ingredientes secos, devidamente peneirados (farinha de trigo, fubá e açúcar) e o fermento sem peneirar, e misture bem para incorporar.
  2. Em seguida esfregue a erva-doce na palma das mãos, a fim de liberar o aroma, e junte à mistura seca, e torne a misturar.
  3. Adicione o ovo e a manteiga derretida e mexa bem com as mãos.
  4. Acrescente o leite aos poucos, bem pouco mesmo, e mexa com as mãos, com paciência, até os ingredientes secos incorporarem bem aos ingredientes líquidos.
  5. Preste bem atenção ao ponto: quando a massa desgrudar da bacia está no ponto correto. Não acrescente mais leite sem antes mexer e sovar bem a massa. Só acrescente o restante do leite ou alguma outra parte se houver necessidade. Adicione o leite devagar e em pequena quantidade. Provavelmente não será usado todo o leite da receita.
  6. Se a massa ainda estiver grudando um pouco nas mãos, embora tenha desgrudado da bacia, lave-as para poder manuseá-la melhor.
  7. Polvilhe um pouco de farinha sobre a bancada, sem exagero, bem pouco.
  8. Faça com a massa pronta um rolo cumprido e corte em pedaços de aproximadamente 30g ou no tamanho que desejar. Se durante a execução o rolo se arrebentar um pouco, não tem problema. A execução do rolo serve apenas para facilitar o corte das bolinhas.
  9. Faça com as mãos bolinhas e dê uma pequena achatada, muito suave.
  10. Em uma forma untada com óleo, margarina ou manteiga, posicione as cavacas, dando espaço entre elas, pois irão crescer bastante e se espalhar, e pincele em seguida com gemas. Decore com fatias pequenas de goiabada (opcional).
  11. Tempo de forno: preaquecido a 180ºC, de 20 a 30 minutos ou até dourar. Asse com um tabuleiro vazio na parte debaixo do forno, nos primeiros 15 minutos, para não queimar por baixo.

 

 

 

Considerações:

  • Muito cuidado com a adição do leite. Antes de acrescentar a próxima parte, mexa bastante a massa com as mãos. Essa mistura seca absorve bem e rapidamente a umidade. Qualquer adição extra pode ocasionar a perda do ponto. Quando a massa desgrudar da bacia, e com as mãos limpas você conseguir passar de uma para outra sem grudar, este é o ponto. Não esqueça de lavar as mãos e secá-la bem, para dar o ponto final à massa. Isto é importante porque no processo de mistura e sova, a massa acaba colando nas mãos, dificultando, justamente, o ponto final.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
RECEITAS MAIS VISTAS

Receitas relacionadas